A Poesia de Amélia Dalomba: Uma Leitura Imperdível!
- Moara Brandao Xavier
- 19 de jun. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de jul. de 2023
A Lírica de Amélia Dalomba - Maria Amélia Gomes Barros da Lomba do Amaral, nasceu em Cabinda, 23 de novembro de 1961. É um dos nomes com mais destaque no novo cenário da poesia angolana. Possui obras publicadas e tem participações em coletâneas e antologias dentro e fora do país - é exemplo da revolução e da transformação. Formada em Psicologia e Jornalismo, é artista plástica, ambientalista, compositora, intérprete e declamadora. Membro da UEA (União dos Escritores Angolanos). A autora publicou obras de poesias, tais como Ânsia (1995), Sacrossanto Refúgio (1996), Espigas do Sahel (2004), Noites ditas à chuva (2005), Sinal de mãe nas estrelas (2007) e Aos teus pés enquanto baloiça o vento (2008), além do romance Uma mulher ao relento (2011). É um dos rostos visíveis da geração surgida na década de 1980, grupo lembrado, principalmente, por tematizar a desilusão e a angústia geradas pela guerra civil em Angola.

Parto de partidas
Onde poisa uma gaivota há sempre um peixe desventrado
Quem apagará a luz?
Esta geração brota raiz parasita da palmeira vincada pela matriz
Onde a terra pariu partidas
E quem ainda voltará
Que bata a porta e apague a luz.
(DALOMBA, 2005, p. 153)
No poema “Parto de partidas”, do livro Noites ditas à chuva, e na antologia É em momentos depois de ter sonhado: dimensão formalista da poesia moderna angolana (2005), organizada e editada pela UEA, a poeta, como cidadã comprometida com o seu país, adota uma abordagem dinâmica e politizada, motivada pela realidade social e pelas questões relacionadas aos problemas do local.
Apesar da genialidade da autora, suas obras são raras e em sua maioria só podem ser encontradas em seu país de origem. No entanto, o GEPECCA (Grupo de Estudo e Pesquisa em Estudos Estudos Comparados, Crítica e Africanidades) possui um acervo desses tesouros literários e através do blog enquanto espaço interativo, buscamos divulgar poemas selecionados. Descubra o poder das vozes femininas angolanas na literatura e mergulhe em histórias e perspectivas que desafiam, inspiram e encantam!






Comentários